T
quinta-feira, 30 de outubro de 2008
domingo, 26 de outubro de 2008
quarta-feira, 22 de outubro de 2008
Casa Lapostolle 2007 - Sauvignon Blanc - Valle do Rapel - Chile
Vinho transparente, cor palha. Bastante perfumado. Aromas de pêssego, melão e maçã verde. Na boca frutas maduras e limão, um pouquinho doce e ótima acidez. Os 14,1% de álcool dão um final um pouco quente. Um pouco menos de álcool seria melhor! Vinho feito com 90% de Sauvignon Blanc e 10% de Sémillon. Importado pela Mistral www.mistral.com.br
domingo, 19 de outubro de 2008
Amigos de Parker
Outro dia reuni uns amigos que compram exatamente o que Parker e Wine Spectator recomendam. As vezes gastam fortunas com vinhos de 90 e tal pontos. Maliciosamente preparei uma surpresa: tomaríamos os tais preferidos de parker às cegas junto com um grande vinho do Douro que Parker não teve a pachorra de provar. Jantamos, bebemos um pouco de cada vinho e os comentários começaram. Sugeri que fossem feitas anotações e todos aceitaram a sugestão. Acabado o jantar e os primeiros goles iniciamos a prova. Peguei as anotações, fiz as contas e vejam só: Colonial Estate Explorateur 2005 Shiraz - Australia (90 pontos), Nicolas Catena Zapata 2004 - Mendoza - Argentina (92 pontos), Almaviva 2001 - Chile (94 pontos) e aquele português Secret Spot 2004 - Douro (94 pontos). Claro que todos os vinhos são fantásticos e a noite foi maravilhosa, mas existem muitos vinhos desconhecidos de Parker e Wine Spectator, existem muitos produtores (principalmente na França que não suportam a ideia de ver seus vinhos avaliados por eles) e existem também vinhos que não investem na publicidade, possuem uma venda suficiente em relação ao que é produzido e para eles as notas não fazem diferença. Particularmente respeito bastante todos os especialistas que dão notas aos vinhos, mas não vivo em função delas.
quarta-feira, 8 de outubro de 2008
Château Graves du Bert 2005 - Saint-Emilion Grand Cru - Bordeaux
Vinho produzido com 85 % de Merlot e 15 % de Cabernet Franc. Passa 1 ano e meio em carvalho francês novo. Tem cor característica de um Bordeaux novo, rubi com reflexos vermelhos e tijolo. No nariz nozes, baunilha, e frutas vermelhas maduras. Na boca mostra potência, taninos maduros e equilíbrio. Este ano de 2005 foi muito especial em Bordeaux, falam em melhor safra do século. Ainda não disponível no Brasil. Ainda!