domingo, 31 de maio de 2009

Queda nas Vendas De Vinhos Afetou a Argentina!


De Janeiro a Abril a queda nas vendas para os produtores argentinos foi de 13,22% em relação ao mesmo período no ano passado. Os dados são do Instituto Nacional de Vitivinicultura argentino. Os dados refletem as vendas no mercado interno e também as exportações.

As Mulheres Preferem os Tintos!


Quem organizou a pesquisa foi a equipe da feira Vinexpo, que acontece de 21 a 25 de Junho em Bordeaux. Os países pesquisados foram França, Inglaterra, Japão, Alemanha e Estados Unidos. O questionário foi colocado na Internet. 4 306 mulheres responderam. 92% das americanas bebem vinho pelo menos uma vez por semana, contra 66% das alemãs, 61% das inglesas e surpresa! 52% das francesas. Só as japonesas ficaram pra trás.
Outra surpresa foi o tipo de vinho. 79 % das americanas, 64 % das francesas e japonesas preferem os tintos.

sábado, 30 de maio de 2009

Àn Anima Negra 2004 - Vinos de la Tierra Illes Balears - Mallorca - Espanha


Das praias de Mallorca todos já ouviram falar, mas dos vinhos...
O Àn Anima Negra é uma surpresa maravilhosa para quem gosta (e é bom que goste) de provar vinhos das mais diversas regiões e países. É feito com a variedade Callet, que é uma casta da região, é bastante rara, de baixo rendimento e ficou conhecida pela produção de rosés e vinhos tintos rústicos, alcoólicos e de baixa qualidade. Hoje a tecnologia e as técnicas modernas domaram a uva e este vinho é um exemplo impressionante de onde a casta pode chegar.
A cor é cereja. No nariz uma explosão de aromas. Café, morango, cereja, pimenta e vegetal. Na boca mais especiarias, fruta madura, geleia de framboesa e taninos suaves, o contrário do que se poderia esperar de um vinho da casta Callet. Fundo mineral e final longo. Vinho muito bem feito e equilibrado. Importado pela Mistral www.mistral.com.br
Custa cerca de 190 reais.

Phebus Reserva Malbec 2005 - Argentino de Alma Portuguesa!









O enólogo Rui Reguinga é bastante famoso em Portugal. Principalmente no Alentejo faz vinhos fantásticos, tanto próprios como trabalhando na consultoria de outros produtores. Para quem ama o vinhc, que nem deve existir em Portugal.


elo.




Na boca tem bom equilíbrio, notas de torrefação e um final persistente.


Os vinhos do Domaine L´Oustal Blanc não s melhores produtores do Larescura floral, vinho concentrado. Macio e maduro. Amplo, polpa macia. Grande final. Cremoso."
A produtora Isabel Fonquerle esteve aqui na Expovinis. Na foto, em frente ao stand da Vinho Magazine: Paolo Giusti (I Giusti e Zanza - Toscana), Isabel Fonquerle (Domaine L´Oustal Blanc - Languedoc) Sophie et Laurent Poitevin (Chateaux Grand Bert e Grand Tuillac em Bordeaux). O vinho deve ser importado pela Santa Ceia Vinhos em breve. www.santaceiavinhos.com.br

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Atenção! Você tem este Vinho em Casa? Noruegues Pode ter Sido Intoxicado por Ele!



A grande bodega espanhola Miguel Torres já retirou dos mercados da Espanha e Noruega o vinho Branco San Valentin.
Um norueguês foi hospitalizado logo após beber o vinho, o que pode perfeitamente ter sido uma sabotagem, já que a Bodega Torres é muitíssimo séria e respeitada.

A bodega se colocou a disposição das autoridades sanitárias espanholas e norueguesas para esclarecer o caso o mais rápido possível. O vinho é o Branco San Valentín 2005. Foram vendidas 131 caixas na Noruega e 915 na Espanha desde Agosto de 2006 e é estranho que apenas este caso tenha havido uma intoxicação. Em todo caso, se você trouxe uma dessas garrafas da Espanha, espere o esclarecimento do caso antes de beber. A Bodega Torres vende 40 milhões de garrafas por ano com o maior cuidado e responsabilidade. Já no inicio das investigações, a policia disse que a garrafa encontrada tinha um cheiro completamente diferente do que seria um vinho branco. Não deve ser nada difícil colocar qualquer liquido com uma seringa dentro de uma garrafa. Que o responsável seja preso!
www.torres.es

Pommard 2004 - Christian Lebaupin - Bourgogne - França


Normalmente o Pommard é um vinho mais rústico e duro. É o que se diz na Borgonha e também no resto do mundo. Este de cor cereja, límpido, é elegante. No nariz cravo, morango, cassis, flores e almíscar. Na boca morango, amora, taninos macios e equilibrio perfeito. É um vinho potente, mas longe de ser rústico. tem um final longo e maravilhoso. A garrafa acaba num instante!
Não tem no Brasil, comprei na França, onde aliás, diferente daqui, tive várias opções de safras para escolher.

Casa Valduga Gran Reserva Cabernet Sauvignon Villa Lobos 2005 - Brasil


Mostra em primeiro lugar que as uvas atingiram boa maturação, o que muitas vezes falta aos vinhos brasileiros.
Cor vermelho cereja escuro e brilhante.
No nariz aromas de ameixa preta, framboesa, cassis, café, couro, baunilha e defumado.
Na boca corpo execelente, boa acidez e equilíbrio. Notas de frutas vermelhas maduras e compotas, chocolate amargo, tostado e baunilha.
Passou 1 ano em barricas de carvalho frances de ótima qualidade.
Final longo.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Allegrini na Grand Cru do Rio!





A loja da Gndo inteiro. Na próxima segunda-feira será a vez de Robin Shay, sommelier e gerente de exportação da vinícola Allegrini, uma das mais importantes do Veneto (www.allegrini.it).


Allegrini é sinonimo de qualidade para quem ama o vinho. Há 10 anos está no mercado brasileiro através da Grand Cru. Sorte dos convidados que poderão degustar os grandes amarones Allegrini.


Rua Lopes Quintas 180 - Jardim Botânico RJ


(21) 25 11 7475

Dona Berta Reserva Rabigato Branco 2004 - Douro - Portugal


A mesma coisa que aconteceu com os tintos do Douro há alguns anos começa a acontecer com os brancos: Um salto de qualidade sem precedentes.
Antigamente Portugal era vinho do Porto, depois vieram os tintos do Douro, do Alentejo, de praticamente todo país. Verdade que nós brasileiros conhecemos melhor os vinhos portugueses do que italianos, franceses, americanos e muitos países de tradição vinícola. Por questões culturas e linguísticas estamos ligados para sempre.
O Dona Berta Tinto Reserva Centenária já é conhecido em Portugal, já está entre os melhores do país. Entre os brancos, outro dia escrevi sobre o Trilho e agora escrevo sobre o Reserva Rabigato.
Portugal assim como a Itália por exemplo, viveria tranquilamente sem as castas tradicionais francesas. Coisa rara no mundo do vinho. A Touriga Nacional já é reconhecida e já começa a ser plantada pelo mundo. Até Michel Roland, na edição deste mês da Vunho Magazine, citou a casta portuguesa.
Este Rabigato tem cor palha, já com reflexos um pouco mais escuros na borda. No nariz limão, tangerina, flores e maracujá.
na boca ótima estrutura, seco, fresco, acidez impecável e taninos muito bem trabalhados. É um branco de raça. Final persistente e mineral. Provei o vinho em Portugal, mas aposto que chega logo ao Brasil.

Cadão Tinto Reserva 2002 - Douro - Portugal


Este é o vinho Barato que conquistou medalha de ouro no Concurso Mundial de Bruxelas. Custa cerca de 30 reais. Utiliza 3 castas mas não indica quais são. Certamente a Touriga Nacional é uma delas. A cor é rubi intenso e sem sinais da idade, pois é um vinho de 7 anos. No nariz as frutas demoram um pouco a aparecer, mas estão lá: Cassis, cereja e notas de baunilha e vegetal. Na boca a madeira aparece um pouco, com um gosto de torrefação e coco queimado. Passou por carvalho francês e americano. É bem equilibrado e aveludado. O final é médio. Vinho produzido com uvas da região de São João da Pesqueira, onde os vinhos são excelentes.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Mais Estragos em Bordeaux! Agora o Granizo Atingiu Entre-deux-Mers!


Os vinhedos de Bordeaux sofreram mais estragos! Depois das tempestades dos dias 11 e 12 de maio, que prejudicaram principalmente Saint-Emilion e Côtes de Castillon, o granizo caiu com força na segunda-feira na região de Entre-deux-Mers.
Apenas duas semanas para avaliar os estragos e outra preocupação para a safra 2009, que já se sabe não será nada boa para a grande maioria dos produtores. Já são 12.000 hectares de vinhedos atingidos desde a primeira tempestade.

Consumo De Vinhos Despenca Na França. Deu no Le Figaro!


Em 50 anos o consumo caiu de 120 litros por ano, por pessoa, para 43 litros em 2008. Só entre 2007 e 2008 o consumo caiu 4 litros. Os  enquanto as pessoas entre 50 e 64 anos 2 vezes mais.
A produção também caiu. Os números da colheita de 2008 mostram o número mais baixo dos últimos 15 anos (42 milhões de hectolitros).

terça-feira, 26 de maio de 2009

Reportagens Interessantes Para Quem Ama o Vinho


O site http://www.brancotinto.tv/ é uma maravilhosa novidade para nós. Todos nós que amamos o vinho não podemos deixar de ver essas reportagens que são tão raras na televisão brasileira. Aproveito para reclamar das tvs a cabo que até hoje não incluiram entre as suas opções a TV El Gourmet, da argentina. Estamos evoluindo! É ver pra crer!

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Mudança Climática? Aquecimento Global?


Alguns produtores australianos jogaram a toalha e estão deixando os vinhedos sem água por causa da seca. O sul da Austrália vive uma das piores secas da história e por causa do preço da água para irrigação alguns produtores de Riverland, Clare Valley e Langhorne Creek, perto de Adelaide, deixaram os vinhedos secos e abriram mão da produção. Há 7 anos a região sofre com a seca.
Autoridades chilenas também começamdo país pode causar sérias dificuldades econômicas. O vinho tem uma parcela importante entre as exportações do país.

Pinote Tinto 2007 - Douro - Portugal


O Pinote tinto te 13% de álcool. Feito com vinhas velhas do vale do Rio Pinhão esmagadas na tradicional pisa a pé e passou 16 meses em carvalho francês. Além da Touriga Nacional, como se trata de um lote de vinhas velhas, outras castas durienses entram no corte, plantadas juntas, sem identificação.
Cor Rubi. No nariz bastante fruta, como cassis, ameixa e mirtilo acompanhando as notas de violeta bastante comuns na Touriga Nacional. Nota-se também especiarias que certamente vieram do carvalho de boa qualidade.
Na boca é intenso e com boa acidez. É um vinho fresco e as especiarias como o cravo e pimenta preta aparecem bastante na boca, assim como um toque de caramelo.
Ótimo final!
Vinho chegará ao Brasil pela Casa Flora www.casaflora.com.br

Revista Vino Mostra Raí e Cafu!










Muito boa a edição numero 5 da Revista Vino. Além de Raí e  também uma ótima reportagem sobre a Sangiovesi e uma reflexão de Manoel Beato sobre a tendência de se produzir vinhos iguais em todas as regiões do mundo. Realmente a revista melhora a cada edição.



domingo, 24 de maio de 2009

sábado, 23 de maio de 2009

Forrest Pinot Noir 2007 - Nova Zelândia


Este vinho esta na lista da Decanter entre os 50 melhores Pinot Noir do novo mundo. O incrível é que é o mais barato e mais incrível ainda é que não está disponível no Brasil.
O vinho tem 14% de álcool, bastante para um Pinot Noir. A cor é vermelha transparente, característica da casta. Passou por madeira francesa, mas no nariz dominam as frutas. Cassis, morango, e framboesa (parece que estamos na Borgonha). Na boca a madeira também aparece bem pouco, deixando espaço para frutas negras, cerejas e flores (principalmente violeta). O final é de médio para longo e bastante agradável com um pouco de especiarias (aí sim sinal da boa madeira). Com tantas importadoras que buscam qualidade, não deve demorar a chegar por aqui.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Quer Saber Que Nota O Vinho Teve?


Este site http://90pluswines.com mostra todas as pontuações que o vinho teve dos principais críticos internacionais. Não precisa assinar e nem pagar nada. Basta digitar o nome do vinho ou procurar pela região e as notas apareceram. Nos detalhes é possível saber quem deu as notas.

Pegar Marcas Consagradas da Expand Garante Sucesso?


Não acredito que apenas uma marca possa suprir problemas de distribuição, falta de lojas e falta de investimento publicitário. É mais fácil (no caso de uma esperada recuperação) a Expand construir novas marcas. Existem vinícolas realmente fantásticas que ainda não são importadas para o Brasil. O Antinori, por exemplo, não é o italiano mais vendido na maioria dos países em que está presente. Claro que se alguém pegasse a Concha y toro, por exemplo, faria uma diferença considerável, mas os chilenos apostam na recuperação da Expand numa demonstração de fidelidade rara no mundo dos negócios. Uma pessoa de dentro da Expand me disse que uma nova grande marca está a caminho, uma auditoria feita por uma empresa internacional deve ser divulgada mostrando que houve dificuldades sim, como outras tiveram e a imprensa não divulgou, mas boatos de falência estão fora de cogitação. Segundo a auditoria, o patrimônio e a capacidade de venda com lojas próprias e franqueadas por todo Brasil, estão bastante acima das dívidas. Espero que tudo isso se confirme e que o mercado comporte novas importadoras com desejo de criar marcas e não apenas buscar marcas consagradas. Grandes importadoras não se incomodaram em buscar marcas da concorrente, como a Casa Flora por exemplo. Isso pode ser uma prova de que a boa distribuição e o vinho bem trabalhado criam as marcas.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Pera Manca Tinto 2001 - Alentejo - Portugal



Talvez o vinho mais respeitado de toda a história dos alentejanos. A marca existe há mais de 500 anos. Engarrafado somente em anoscadeira e 40% Aragonez. Cor rubi bastante concentrada. No nariz notas balsâmicas, geleia de framboesa, passas, pimenta branca, figos secos e chocolate amargo.

Na boca ainda mostra força, como se os 8 anos não tivessem passado. Bons taninos, vinho bastante encorpado, equilibrado e com ótimo final.

O Brasil é o Segundo Maior Consumidor de Vinhos da América do Sul


De 2002 a 2008 as importações aumentaram 220% em volume e 300% em valor. Segundo dados da IWSR (International Wine e Spirit Record), o Brasil continua atrás da Argentina. Estudos preveem para 2011 um consumo recorde de 369 milhões de litros, 13% de crescimento. Seguindo este ritmo, o Brasil deve figurar em breve entre os maiores consumidores de vinho do mundo.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Expand em Crise!


Primeiro foram os boatos, depois o jornal O Globo, do Rio de Janeiro e agora o Jornal O Estado de São Paulo. As reportagens falam da dívida monstruosa da maior importadora de vinhos do Brasil. O que realmente não entendi nas reportagens foi a informação de que Otávio Piva é irmão dos donos da Daslu. O que isso tem a ver com o assunto?
Será que devemos condenar todos os irmãos dos condenados, mães, pais, filhos, etc...
Otávio Piva é um pioneiro no setor, um homem que ajudou a colocar o vinho na mesa dos brasileiro, um visionário corajoso. Espero que a crise seja ultrapassada e que a expand continue trazendo grandes vinhos para os consumidores brasileiros. Espero também que pedigree seja usado para animais e não para seres humanos. Aliás o pedigree serve para analise de qualidades físicas, genéticas, não morais. Sua personalidade é igual a do seus irmãos?

Bordeaux Atingido Pelo Granizo!


Os principais vinhedos do Bordeaux foram atingidos por duas violentas tempestades de granizo. Fala-se em perda de 30 a 40%. Libournais, leste de Saint-Émilion e Côtes de Castillon foram bastante atingidos. Os pedaços de gelo atingiram 4 centímetros de diâmetro. Com isso, a colheita de 2009 será fortemente atingida. Vale lembrar que os grandes vinhos fazem uma triagem minuciosa, diminuem a produção, mas não deixam a qualidade cair. Nem que pra isso seja necessário não engarrafar os vinhos neste ano.

Pomerol foi pouco atingido.
O Médoc também foi atingido, assim como a região de Graves, Entre-Deux-Mers e Côtes de Bordeaux .

Que as vinhas se recuperam e os prejuízos sejam pequenos!

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Quinta do Vallado Reserva 2005 - Douro - Portugal




تتمثل رسالة Google في تنظيم المعلومات حول العالم وتسهيل الوصول إليها والإفادة منها
عالميًا.


كانت البداية عام 1996، عندما أنشأ طالبا "جامعة ستانفورد"، "لاري بيدج" و"سيرغي برين"،
لمحرك بحث يسمى "BackRub" والذي استخدم روابط لتحديد أهمية صفحات ويب فردية. وبحلول عام
1998، وضعا عملهما في إطار رسمي، وأنشئا الشركة التي نعرفها اليوم باسم Google.




ومنذ ذلك الحين، نمت Google بسرعة فائقة. بدءًا من تقديم البحث بلغة واحدة، نقدم الآن عشرات
من المنتجات والخدمات - بما فيها أشكال متنوعة من الإعلانات وتطبيقات الويب لجميع أنواع
المهام، بالعديد من اللغات. وبدءًا من طالبين اثنين من طلبة علوم الكمبيوتر في حجرة جامعية،
لدينا الآن آلاف من الموظفين والمكاتب حول العالم.




البحث هو بداية Google، ولا يزال هو محور ما نقدمه اليوم. نخصص المزيد من وقت الهندسة
للبحث أكثر من أي منتج آخر، لأن البحث يمكنه دائمًا أن يكون أكثر تطورًا وسرعة في مساعدتك
في العثور على ما تريده، في الوقت الذي

Velhas Vinhas de Pinot Noir

Nestes vinhedos vi coelhos e javalis passeando pela madrugada. Quando as vinhas se enchem de frutos, os javalis aproveitam e comem um pouco de uva da melhor qualidade. Grande parte dos proprietários, são também caçadores. Na França e em Portugal, eles me disseram que não se importam com os assaltos dos javalis. Eles inclusive plantam coisas especiais para a alimentação deles e sabem que a temporada de caça depende da sobrevivência dos animais. Seguem as regras a risca. Não atiram em animais indefesos, em fêmeas com filhotes e respeitam o calendário de caça. São bisnetos, netos e filhos de caçadores. Provavelmente serão pais e avós também.

domingo, 17 de maio de 2009

Crise Mundial no Mercado de Vinhos? Aqui Não.


Nos 3 primeiros meses do ano, as importações de vinho no Brasil subiram 3,5 segundo o Diario El Mercurio do Chile. Os chilenos foram pelo terceiro os principais exportadores de vinhos para o Brasil.
Janeiro, Fevereiro e Março nunca foram muito bons para se vender vinhos, além disso foi o auge da crise mundial e aindauve um crescimento, imagine daqui pra frente!

Douro na Capa e 3 Novas Lojas Expand!


Ontem peguei a revista Expand News e tive uma boa surpresa. Na capa os vinhos da Quinta do Vallado, que são verdadeiras obras de arte. Novos vinhos da Grécia, boas promoções e principalmente um texto maravilhoso de Marcelo Copello sobre o Douro. O Douro não é uma região como as outras. É mais dificil e trabalhoso fao Bar des Arts que pertencia a de Janeiro, uma em Niterói, e mais Vitória (ES), Fortaleza, São Luís, Belo Horizonte, Florianópolis, Porto Alegre, Brasília, Goiânia, Cuiabá e Belém. Ufa!

sábado, 16 de maio de 2009

Sem Medo da Lei Seca! Espanhóis Apresentam Bebida Natural que Diminui o Volume de Álcool no Sangue em até 45%!


A bebida é a base de frutas e ervas e foi criada depois de 10 anos de pesquisa por uma empresa de Sevilha (Veryph 2000) que promete entregar o produto também no Brasil (www.rebootizer.com).
A bebida é fabricada a base de extratos de planta acaba com os efeitos da ressaca. Vamos ver se funciona!

Brites Aguiar

Em breve os vinhos Brites Aguiar estarão no Brasil. A Santa Ceia Vinhos vai trazer com exclusividade os vinhos que são raros até para os portugueses (a foto abaixo são das garrafas separadas para o importador brasileiro). Logo que uma colheita fica ps nas mãos de comerciantes. São vinhos do mais alto nível do douro, podem ser degustados ao lado de qualquer outro mito da região e com certeza estará no mesmo patamar. O produtor Tomy Aguiar e os enólogos Pedro Sequeira e António Rosas não poupam nem esforços e nem dinheiro para produzir vinhos de alta qualEm Portugal Tomy não tem mais nenhuma garrafa do Brites Aguiar para entregar, mas no Brasil é só esperar cerca de 40 dias e provar este e os outros vinhos da adega. www.santaceiavinhos.com.br

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Penfolds Magill Estate Shiraz 2004 - Austrália


O mesmo produtor do Grange (o vinho mítico da Austrália), produz este Magill Estate com 100% Shiraz. Passou 13 meses por carvalho francês e americano. Tem quase 14% de álcool. Cor púrpura, bastante denso. No nariz pimenta preta, menta, chocolate amargo, café, cereja e ameixa. Na boca mostra que é grande!
Taninos finos, aveludado. Acidez muito boa, final bastante longo. Vinho para guardar mais uns 5 anos. Deve ficar melhor ainda.

Vai Para a Vinexpó? Que tal este Gîte Entre os Vinhedos?

Este gîte em Saint Genès de Castillon é um sonho para qualquer amante dos vinhos. É só abrir a janela e dar de cara com as vinhas. O gîte era um antigo moinho, do tempo em que o trigo era mais importante que o vinho na região. Fica a menos de uma hora de carro da Vinexpó. Os quartos são grandes e modernos. Um deles é um perfeito apartamento com uma cama de casal em um quarto e duas camas de solteiro em outro. A limpeza, o cuidado e a decoração são impecáveis. O proprietário Thierry ainda oferece um delicioso café da manhã. Veja no site:http://moulin.notre.dame.free.fr/index.htm

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Quinta do Soque - Reserva 2005 - Douro - Portugal



O vinho de cor rubi tem 14% de álcool e nem parece. É equilibrado, boa concentração e aromas. No começo sentimos os florais (principalmente violeta), depois ameixa preta, tabaco e chocolate. Na boca os taninos estão muito bem trabalhados. Redondos!
Sente-se um tostado bastante agradável, amora, cereja e outra vez ele, o chocolate. Final persistente e seco.
O vinho passou por carvalho francês de ótima qualidade, foi feito para ser grande e conseguiu.
Touriga Nacional, Touriga Franca e
Tinta Roriz entraram no corte.

Prius de Noega Crianza 2005 - DO Tierra de Castilla y Leon - Espanha



Vinho feito de Tampranillo (Chama-se Tinto Fino na região) 100%. Passou de 12  em carvalho francês e americano. Tem violeta. de amora, framboesa, baunilha, flores, pimenta branca e outras especiarias. Na boca é cheio, equilibrado e elegante. Notas de cacau. Bom final de boca.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Vila Santa 2005 - Alentejo - Portugal


Produzido com as castas Aragonês, Trincadeira, Alicante Bouschet e Cabernet Sauvignon, o Vila Santa é mais uma produção de João Portugal Ramos. A Quinta fica em estremoz, divisa com a Espanha. O vinho tem cor granada, bastante concentrada. No nariz mirtilo, ameixa, amora, cravo , pimenta preta e outras especiarias. Passou por carvalho francês por 10 meses e sente-se a madeira de boa qualidade bem harmonizada com as frutas. Na boca é encorpado e macio, tem equilíbrio e notas tostadas. Final longo. Vinho poderoso!
Importado pela Casa Flora www.casaflora.com.br

terça-feira, 12 de maio de 2009

Quer Trabalhar na Colheita? É Fácil!


Em todas as regiões vinícolas sobram empregos na época da colheita. A comida está incluída, o vinho a amizade com os outros trabalhadores, mas a dor nas costas, o calor e o trabalho duro também.
No Douro os vinhos do Porto Vintage e tantos outros vinhos de mesa ainda utilizam o método de pisa a pé. Isso também é possível. Basta colocar a roupa tradicional, entrar no lagar, abraçar os companheiros que estão ao lado e cantar muito enquanto se pisa muito. O efeito colateral é uma mancha violeta que fica nas pernas por cerca de 15 dias. Uma bela lembrança!
No caso da colheita em si, as dores nas costas e as mãos roxas também não vão deixar esquecer da colheita tão cedo. Mesmo assim é um belo aprendizado. É ver como se faz o vinho, ver a tradição ao vivo e ver como é difícil fazer chegar aquelas garrafas até a sua mesa.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Disseram que Eram Malucos. Os Vinhos Provaram o Contrário!


한민국조선민주주의인민공화국
오랜 기간 분단된 만큼 언어상의 특징도 차이가 있다. 가령 조선민주주의인민공화국에서는 건데기나 지팽이와 같이 'ㅣ'의 모음 역행
동화를 인정하는 경향이 크며, 대한민국에서 인정하는 두음 법칙이 관찰되지 않기 때문에 여자, 염원, 노동 대신 녀자, 념원,
로동과 같은 낱말을 사용한다.


대한민국에서는 상황에 따라 다양한 성격의 문체나 구어체를 활용하고, 대통령
같은 최고 지위에도 존칭을 붙이지 않는 경우가 흔한 반면에 조선민주주의인민공화국에서는 어감이 강한 표현을 많이 쓴다. 또,
조선민주주의인민공화국에서는 '찔리우다'와 같이 대한민국에 비해 보조용언을 겹쳐 쓰는 경우가 많다. 또한 접미사 '들'을 많이 쓰는
경향도 있다.


어휘면에서는 특히 많은 차이를 보이며, 외래어 수용에 큰 거리낌이 없는 대한민국에 반해 조선민주주의인민공화국에서는 말다듬기로
고유어가 많다. 하지만 과거 '얼음보숭이'를 쓰던 것에 비해 오늘날 대부분 '아이스크림'이라고 쓰는 것을 볼 때, 외래어도 어느
정도 받아들이는 추세이다.

sábado, 9 de maio de 2009