sábado, 28 de fevereiro de 2009

Quem Apostou vai Perder!


Agora os vinhos estão no mercado, são realmente bons, mas e compradores para dar o lucro esperado pelos negociantes?
É ninguém esperava pela crise!
Hoje os vinhos estão sendo vendidos a preços normais e são realmente muito bons.
Em uma degustação às cegas organizada pelo grande júri europeu, com os melhores sommeliers do mundo o primeiro lugar ficou com o Pape Clément. As noticias sobre a safra 2008, que será vendida em breve "en Primeur" dizem que se trata de uma safra muito boa, vinhos bem concentrados, mas pequenas quantidades. Vale a pena se apressar?

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Argentinos e Franceses Unidos Pela Malbec. Deu no Le Figaro!


A Malbec veio da França e se tornou a principal uva dos vinhos argentinos de qualidade. Hoje os produtores de Cahors (terra da Malbec) perderam espaço e querem divulgar seus vinhos em parceria com os produtores argentinos.
Cahors já teve 50 mil hectares de vinhas. Hoje o número caiu para incríveis 4 200 hectares.
Foi no ano de 1852 que a Malbec se instalou na Argentina. O clima seco e a irrigação espantaram a filoxera e a uva dura e tanica em Bordeaux e Cahors se transformou em um vinho charmoso e aveludado, cheio de aromas e qualidade incrível. Hoje a Argentina é o país que mais produz Malbec (21 000 hectares) seguido de longe pela França
(7 000 hectares) e o resto do mundo 5 000 hectares.
Em 2008, os franceses criaram em Cahors as jornadas internacionais do Malbec e foi um grande sucesso. A segunda jornada será na Argentina e pretendem dividir um stand dedicado a Malbec na London Wine Trade Fair em Maio. O grande admirador da Malbec de Cahors era Hernest Hemigway, que declarou: « O vinho é o que existe de mais civilizado no mundo !»

domingo, 22 de fevereiro de 2009

As Leis e o Vinho.

Foto de uma vinha de Carignan



Uma proposta pode complicar ainda mais a vida dos produtores de vinho franceses. Digo ainda mais por causa da queda do consumo de vinho no velho continente. O artigo 24 de uma proposta de lei proíbe os produtores de oferecer gratuitamente bebidas alcoólicas com fins promocionais. Imagine como seria a Vinexpó desse ano (a principal feira de vinhos do mundo que acontece a cada dois anos, este ano será em Junho). Até formulas de restaurantes que incluem uma taça de vinho serão proibidas caso a lei passe. Numa reportagem do jornal Le Figaro, o presidente da loja virtual Wineandco, Bernard Le Marois, disse uma frase muito interessante: "A França é o único país produtor de vinhos a estar tão disposto a destruir sua riqueza cultural".
A medida do governo teria como principal objetivo acabar com o Binge Drinking, uma bobagem criada na Escandinávia e que agora invadiu vários países europeus. A pessoa tenta beber o máximo de álcool no menor espaço de tempo. Alguns bares fazem uma promoção do tipo: bebida grátis pelos próximos 15 minutos. Um absurdo que leva jovens a coma alcoólico e problemas mais graves. Só esquecem que no caso de ficar bêbado mais rápido o vinho não seria a bebida mais indicada, já que o seu teor alcoólico raramente passa dos 14 %. Espero que encontrem uma solução que não prejudique os produtores de vinho!

sábado, 21 de fevereiro de 2009

O Languedoc-Roussillon se Atira Nos Vinhos Biô - Deu no Humanité


O Jornal Humanité publicou ontem um artigo sobre os vinhos Biô, que para os franceses engloba todos os vinhos produzidos sem utilização de pesticidas, herbicidas e agrotóxicos em geral. Tudo começou no ano passado, depois que um grupo publicou os resultados de um estudo que analisou a quantidade de pesticidas em vinhos da França, Alemanha, Áustria, Itália, Portugal, África do Sul, Chile e Austrália.
Das 40 garrafas analisadas, 34 vinham de vinhedos convencionais e 6 de vinhedos biológicos. Todos os vinhos convencionais continham 4 tipos de pesticidas diferentes em quantidades variadas. Todos em quantidades maiores que as admitidas na água potável, por exemplo. Apenas uma amostra dos 6 vinhos de agricultura biológica continha traços de pesticidas. É bom lembrar que as quantidades encontradas nos vinhos convencionais são também encontradas em frutas e legumes convencionais. Nesse caso, se voce compra frutas e verduras orgânicas, passe a comprar o vinho também. Caso contrário não vale a pena.
O Languedoc passou a investir nesse filão do mercado convertendo 10 mil hectares convencionais para biológicos e pretende dobrar esse número até 2012.
Isso mostra claramente uma tendência do mercado, mas algumas regiões sentem muita dificuldade em trabalhar sem os produtos convencionais por questões climáticas e de terreno.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Os 3 Estágios do Vinho Biô


1) Agricultura Racional
Nesse primeiro estágio todos os produtos químicos são banidos até o limite máximo. Ou seja, se necessário (extremamente necessário) os químicos serão utilizados até um certo limite.
Leva-se em conta que alguns lugares não permitem uma cultura 100% natural, por problemas climáticos ou mesmo da terra. Normalmente se faz o possível para que a agricultura seja 100% natural, mas no caso de possível perda de colheita as atitudes são tomadas com responsabilidade.

2) Cultura Biológica
É a mais enquadrada em termos de legislação, utiliza os princípios de que a natureza cria as doenças e os remédios. E os vinhedos não recebem produtos químicos em hipótese alguma, até a grama pode crescer ao lado da vinha sem nenhum problema.

3) Biodinâmica
Para muitos está na fronteira entre o misticismo e a agricultura, a biodinâmica nasceu nos estudos do austríaco Rudolf Steiner nos anos 20. A terra esta ligada aos outros elementos da natureza, o fogo, a água e o ar. O trabalho no vinhedo é feito seguindo ciclos lunares, adubos orgânicos e todo o meio ambiente em volta é rigorosamente tratado para que o ecossistema esteja em harmonia. As vinhas são vistas realmente como um organismo vivo. Nem é preciso dizer que nenhum produto químico passa perto dos vinhedos.

Impostos Malucos!


Todos os meses a noticia sobre a balança comercial vem a tona. Ontem disseram que voltamos a ficar no azul. Mas o que será que o governo prefere, ganhar a fortuna que se ganha com os impostos de importação ou que as nossas empresas ganhem o seu dinheiro vendendo o produto lá fora. O vinho europeu por exemplo, chega aqui com mais de 110% entre taxas, frete, imposto de importação, imposto disso, imposto daquilo, taxa aqui, taxa ali, marinha, armazenagem, palavras comuns para todos os valentes importadores. Depois ainda tem o restaurante que pede algum para colocar o vinho na carta, o supermercado que pede mais para colocar o vinho na prateleira e por último nós.
Pois é, nós pagamos o pato, ou melhor, o vinho, melhor ainda, todos estes impostos simplesmente por gostar de uma bebida que em boa parte do mundo é considerada alimento saudável desde que consumido com moderação. Aliás como quase tudo, coma só limão por 30 dias e veja no que vai dar!
Vamos insistir, estes impostos são absurdos e nos obriga a beber apenas o que eles querem, vinhos do Mercosul (nada contra são ótimos) e vinhos nacionais (também nada contra) queremos o direito de escolher!

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Troque o Cigarro por uma Taça de Vinho e Melhore a Vida do Seu Pulmão


Pois é, agora descobriram que além do prazer e de tantos benefícios comprovados, o vinho também previne o câncer do pulmão.
Uma equipe do Departamento de Investigação e Avaliação da Southern California Medical Group, realizou estudos epidemiológicos sobre o risco do câncer do pulmão em consumidores de cerveja, vinho e licor. Conclusões: Os resultados desta meta-análise sugerem que o alto consumo de cerveja e bebidas alcoólicas pode estar associada com aumento de risco do câncer do pulmão, enquanto o consumo moderado vinho pode ser inversamente associado com o risco. Mais investigação com melhor controle são necessários para confirmar estas descobertas e estabelecer qual seria a dose certa associada ao beneficio.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Morre o presidente da Salton!





É sem dúvida uma grande perda! Salton foi para o vinho brasileiro o que foi (medidas as devidas proporções) Robert Mondavi para os vinhos norte americanos. O corpo de Ângelo Salton está sendo velado no Cemitério do Araçá, na capital Paulista. Ás 16h segue para o Crematório da Vila Alpina. Salton deixa três filhas mulheres e um filho adolescente.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Austrália sofre com o calor. E como Ficam os Vinhos?



As vinhas não gostam do calor muito forte. As regiões onde se produzem os melhores vinhos ficam no sul do país, que também sofre com a seca e temperaturas acima do normal. Os termômetros ultrapassaram os 40 graus e focos de incêndio estão destruindo florestas.

Que pena nao?

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Domaine Ballorin et F - Bourgogne-Passetoutgrain 2007 - Tinto


A regulamentação para o Passetoutgrain exige que a produção máxima seja de 55 hl por hectare. As uvas utilizadas são: Pinot Noir e Gamay. A produção é permitida em 91 vilas da Côte D´Or, 54 de Yone, 154 de Saône-et-Loire e 85 do Rhône. A região tem clima semicontinental com influência do Atlântico, a primavera é quente e longa, verão ensolarado, outono relativamente quente e inverno longo e frio.



Este domaine Ballorin 2007 tem cor ruby de boa intensidade. No nariz as frutas tomam conta, principalmente framboesa e groselha, mas também aparecem notas florais de violeta e rosa.
Na boca cassis, alcaçuz e muito frescor. O final é médio e bem agradável, com notas minerais.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Com o aumento da procura de vinhos e produtos biológicos







Sempre visando produzir produtos de alta qualidade.

Os princípios da produção biológica foram criados para conceber e gerar de forma apropriada procedimentos biológicos misturados com sistemas ecológicos que utilizam recursos naturais internos ao sistema. Utilizam organismos vivos e, algumas vezes, métodos de produção mecânicos, recorrem a praticas de cultura e produção animal ligadas ao solo, ou praticas de aquacultura respeitando o princípio de exploração durável da pesca.




Produtos geneticamente modificados estão fora.





Com o aumento da procura de vinhos e produtos


dos recursos naturais, do solo, da água, matéria orgânica, o ar, respeitando o bem estar animal, em particular, respeitando as necessidades comportamentais próprias de cada espécie.


Sempre visando produzir produtos de alta qualidade.
Os princípios da produção biológica foram criados para conceber e gerar de forma apropriada procedimentos biológicos misturados com sistemas ecológicos que utilizam recursos naturais internos ao sistema.


A utilização de produtos químicos só em casos excepcionais. Mais detalhes neste site http://www.showviniste.fr/technovinologie/vin-bio-nouvelle-legislation-europeenne-objectifs-et-principes/

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

O Dia em que Gino Chorou!









Já tive o prazer de apresentar Gino neste blog. Foi a história do final de semana preso na adega vivendo de pão e vinho. A que vou contar hoje foi muito mais doída. O ano de 2002 teria uma safra normal não fosse a fase mais crítica: o verão. A chuva começou cedo e ia e voltava a cada dois dias. Sig. Cláudio disse a Gino que ficasse atento com o perigo das pragas no meio de tanta humidade. Gino fez o que pôde, trabalhava noite e dia se fosse preciso, mas as plantas estavam intactas. Os outros trabalhadores chegavam a debochar de Gino, perguntando quanto teria de aumento salarial, mas Gino não ligava. Passou a vida fazendo isso e tem certeza que vai até a morte cuidando dos vinhedos do Piemonte. A maturação começou como o planejado e Gino estava orgulhoso mostrando o trabalho para o proprietário Cláudio. O problema é que depender do clima não é fácil nem para um produtor de batatas, quanto mais de uvas. A chuva veio como um dilúvio, alagou cidades, deixou vilas ilhadas e acabou com as vinhas de Gino. Com o rosto molhado não se sabia se de tantas lágrimas ou de chuva, Gino corria entre os vinhedos e cortava cachos de uva como se isso valesse para alguma coisa. Signor Cláudio via o desespero de Gino e tentava acalmá-lo. A chuva foi implacável! Gino chorou a noite toda, o dia seguinte todo e o ano de 2002 nunca saiu de sua cabeça. A maturação tardia da Nebbiolo tira o sono de Gino durante toda a época da colheita, ano após ano. Em compensação quando dá tudo certo, a alegria é tão incontrolável como o choro da tristeza. Gino ama o vinho como ninguém, trata a bebida com um respeito incrível, trata das uvas como filhas e quando está de folga o que mais gosta é ficar olhando os vinhedos tentando esquecer o terrível ano de 2002.