domingo, 28 de junho de 2009

Vinexpo Foi Melhor Que o Previsto. Onde Está a Crise?



Esperavam uma edição fraca, poucos negócios pouco público, enfim, medo da tão falada crise mundial.
O resultado foi muito melhor do que se esperava. Os expositores perceberam que a crise não chegou ao setor.
Se a frequência foi um pouco menor, em cinco dias, só três tiveram um público grande, deve-se levar em conta que os americanos vieram em menor número, tanto de expositores como de visitantes, isso sim por causa da crise. Mesmo assim os números mostram que os produtores dos Estados Unidos não sofreram como outros setores.
Os asiáticos aproveitaram a brecha deixada e vieram em grande número junto com produtores europeus e sul americanos.
Na verdade os visitantes foram trocados por compradores e pessoas do ramo. O sonho de qualquer expositor, que muitas vezes reclama da presença massiva do público que vai apenas para degustar vinhos.
Os bons negócios foram em maior parte realizados entre asiáticos e europeus.

Quem é Quem no Mundo do Vinho


Sai em 2011 uma nova edição do Whos´who Wines and Spirit.
Já houve uma edição em 1997, mas o dinamismo do mercado criou novos personagens, novos mitos e alguns antigos mitos morreram. Serão 4000 biografias. O novo livro vermelho que mostra quem é quem no universo dos vinhos e bebidas sai no primeiro semestre de 2011. Não sei se chega ao Brasil, não sei se algum brasileiro fará parte do livro, mas a publicação deve atrair o interesse de todos.

sábado, 27 de junho de 2009

Wine Future Rioja 2009 Vai Ter Parker, Jancis Robinson, Steven Spurrier e Outros


Especialistas do mundo inteiro já confirmaram presença no debate sobre os desafios do setor em tempos de crise econômica. O congresso "Wine Future Rioja 2009", que acontece em Novembro, nos dias 12 e 13, em Logroño, convocou grandes personalidades como Jancis Robinson, Oz Clarke, Steven Spurrier y José Peñín, Kevin Zraly, Robert Joseph, o empresário Miguel Torres, o astro Robert Parkler, entre outros. Uma das atrações será uma degustação comandada por Parker.
Este evento é mais uma ideia de Pancho Campo, primeiro Master Wine da Espanha que já esteve no Brasil divulgando os vinhos do país. O evento é organizado pela academia de vinhos da Espanha e apoio do conselho regulador da DOC Rioja

Wines From Brazil Fez Bonito na Vinexpo


Muitos meios de comunicação do mundo inteiro destacaram a presença de vinhos de qualidade feitos no Brasil expostos na Vinexpo. Com 88 mil hectares de vinhas e 3 milhões e meio de hectolitros produzidos por ano, o Brasil é o quinto maior produtor do hemisfério sul. Pela ordem, Argentina, Austrália, África do Sul e Chile estão bem a nossa frente. Um dos funcionários da Miolo disse a agência France Press que calculam que o consumo de vinho no país suba de 2,5 litros por habitante/ano para 5 litros em apenas 3 anos. Tomara que esteja certo!
As exportações brasileiras cresceram 18% entre os espumantes e 20% para os outros vinhos em apenas um ano.
Esperamos que continue crescendo e que os impostos internos e de importação caiam. Se cobramos altas taxas para que vinhos de outros países entrem aqui, claro que cobrarão o mesmo para nossos produtos.
foto:Vinexpo

sexta-feira, 26 de junho de 2009

França Quer Que a Região da Borgonha Seja Patrimônio Mundial da UNESCO


A França já colocou na lista dos pré selecionados a Bourgogne como candidata ao titulo de patrimônio mundial da humanidade.
O valor da região já é reconhecido no mundo do vinho. Na França, em Bordeaux, Saint-emilion já faz parte da lista há exatos 10 anos. Em Portugal a região do Douro também é patrimônio da humanidade da UNESCO.
A decisão deve sair só em 2012, depois que todo o estudo e toda a burocracia for cumprida.

DOC Rioja Autoriza Novas Variedades

O Ministério da Agricultura da Espanha e o conselo dos vinos de Rioja, aceitaram novas castas na sua Denominação. As brancas são: Sauvignon Blanc, Cardonnay, Tempranillo Blanco, Turruntés (não é a Torrontes) Verdejo e Maturana Blanc. Entre as tintas: Maturana Tinta, Maturana Parda e Monastrel. Segundo o Conselo de Rioja, as novas variedades vão colaborar para a produção de vinhos mais frutados e frescos.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

A Crise Global Não Impediu Que os Vinhos Americanos Conquistassem o Mundo!


Os vinhos americanos não podem reclamar da crise mundial que afetou, e ainda afeta, principalmente os Estados Unidos. Apesar da alta do dólar em vários países, as exportações de vinhos dos Estados Unidos, principalmente Califórnia (90%), pela primeira vez ultrapassaram a marca de um bilhão de dólares. Em 2008 foram 1.008.259.ooo dólares. Crescimento de 7% em relação a 2007. As informações são da Vinexpo.


Bons Vinhos, Organização Impecável e Iniciativa Fantástica! Vino Veritas!











O evento organizado pelo sommelier Alexandre Furniel é uma iniciativa para ser imitada. O Brasil precisa disso para popularizar o vinho. São eventos como este que dão oportunidade para o consumidor conhecer mais, gostar mais e perceber que existem bons vinhos de importadoras ainda desconhecidas, de uvas pouco populares, de regiões pouco divulgadas.

Em geral os vinhos eram bons. Alguns me impressionaram bastante como o Inferi Montepulciano D'Abruzzo da importadora Tradebanc e o californiano Flora Springs da importadora Wine Experience, especializadas em Estados Unidos. Muito bons também o Gewurstraminer da Miguel Torres, o Supremo Finca La Célia da Interfood e os vinhos de boa relação qualidade preço da Cave Jado, como o Côtes du Rhône Domaine de la Graveirette e o Biodinâmico Cuvée Homage - Côtes de Bourg 2003, que mostrou que ainda aguenta um bom tempo em garrafa. Entre os Brasileiros a Casa Valduga representou bem o país. Mostrou vinhos de qualidade, entre eles o ótimo Villa Lobos muito bem apresentado pelo Fabiano Valduga. O pessoal da Wine & Spirit também marcou presença para divulgar um dos principais cursos do planeta. Apenas a Salton não conseguiu marcar presença por ter enviado apenas os vinhos básicos que não chamaram atenção de ninguém. Não ficariam pobres se enviassem o Talento ou o Desejo e mostrariam qualidade. O local foi muito bem escolhido, a mesa de frios excelente e uma massa bem feita mostrou que se pode fazer um bom evento por um preço justo (80 reais) bons vinhos e boa organização sem ser exclusivo de nenhuma importadora. Espero que outros sigam o exemplo, espero que Alexandre continue por muitos anos e vença a luta de popularizar o vinho no Brasil. Estamos engatinhando, mas as pernas já estão fortes para caminhar.




quarta-feira, 24 de junho de 2009

Aumento Impressionante dos Vinhos Chamados Biô


Os números apresentados pela Agência Biô são realmente impressionantes! Uma moda na França e em crescimento em vários países do mundo agora vem com estatísticas oficiais. De 2007 a 2008 20,7% dos viticultores aderiram ao biodinamismo ou agricultura biológica, atingindo um número de 2301 produtores. O aumento é ainda mais significativo quando falamos da área plantada. No Languedoc-Roussillon, o número um da lista, são 8337 hectares. É bom dizer que nem sempre é pra quem quer, normalmente é pra quem pode. O clima do Languedoc é propício a cultura biológica por ser pouco atingido por pragas, assim como o Chile e algumas regiões da Espanha. Na DOC Toro por exemplo, existem muitos vinhedos de pé franco que não foram atingidos pela filoxera. As pragas se movimentam por baixo da terra e como o solo próximo a Valladolid é arenoso, desaba em cima das pragas que morrem esmagadas pela própria natureza. Por Acaso não existem tantos vinhos biodinâmicos na Espanha, mas poderia.

terça-feira, 23 de junho de 2009

A Vinexpo é Grande, Cara e É Rodeada De Outras Mini Feiras


Muitos franceses e até pessoas de outros países aproveitam a Vinexpo para convidar prováveis clientes para degustações em hotéis, Châteaux e até em restaurantes. Um expositor gasta bastante dinheiro para alugar um espaço na Vinexpo. Muito mais do que um aluguel de uma sala de convenções de hotel dividida entre alguns outros produtores e claro, aproveitar de graça a grande audiência que a Vinexpo Atrai. Este ano os biodinâmicos da Renaissance des Appelations já fizeram isso na vinitaly e repetem a dose hoje na Vinexpo. Produtores do Languedoc vão fazer o mesmo alugar um espaço, grupo de italianos também. Além de produtores solitários que marcam encontros de negócios aproveitando a presença de possíveis clientes na feira. Boa sorte pra todos!
A feira começou no dia 21 e acaba dia 25.

Loja Da Expand No Shopping Iguatemi/SP Começa a Vender Também Vinhos de Outras Importadoras



Por se tratar de uma franquia, acredito que o consumidor continua ganhando. Os vinhos da Expand continuam lá. O reforço vem de outras importadoras que agora podem contar com um dos melhores pontos para venda de vinhos do país. O público consumidor do Shopping Iguatemi é principalmente da classe "A", justamente a classe que não gosta muito de se deslocar para lojas de importadoras para pagar um pouco mais barato. Vendas por internet não é qualquer consumidor que gosta, por isso acredito que o movimento da loja deve melhorar e as vendas para os importadores que colocarem seus vinhos no Shopping Iguatemi também.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

O Primeiro Dia da Vinexpo. Cahors + Mendoza = Malbec


Interessante!
O stand coletivo dos vinhos de Cahors (terra do Malbec) está localizado perto do stand dos vinhos argentinos, justamente os vinhos que fizeram da Malbec uma casta mais conhecida. A ideia é juntar no mesmo espaço 80% dos malbecs disponíveis no mundo. Para reforçar o valor da casta, os franceses de Cahors que antes apenas chamavam seus vinhos de Cahors (como é comum em toda a europa, não dar destaque para as castas e sim para as regiões) agora fixaram uma placa, do mesmo tamanho da região, escrita Cahors.

Voce Ainda Vai Tomar Vinho Chines!


O consumo de vinhos está crescendo no mesmo ritmo que a economia na China. Os chineses não só tomam vinhos como também produzem cada vez mais para suprir pelo menos a demanda interna (só isso?). Alguns europeus já perceberam o futuro promissor e começam a dar as caras por lá. As Bodegas Torres (se não me engano o segundo maior grupo espanhol) se juntou com a vinícola chinesa ‘Grace Vineyards’, na produção de vinhos brancos.
Outras vinícolas francesas, espanholas e italianas também já investem por lá. Sempre com sócios locais, dão apoio técnico, enxertam clones de qualidade e olham o horizonte.
O branco da Bodegas Torres se chama ‘Symphony Series’, produzido com a casta Moscatel cultivada na província de Shanxi. 12000 garrafas serão vendidas no mercado local.
Torres e ‘Grace Vineyards’ começaram o trabalho há alguns anos, meados dos anos 90.
A previsão é que em 2011 os chineses consumam mais de 8,1 milhões de hectolitros de vinho, ocupando a oitava posição mundial. Este site vende todos os vinhos, confira.
http://www.torreschina.com/

domingo, 21 de junho de 2009

Dois Vinhos Que Custam cerca de 27 Reais Ganharam Medalha de Ouro em Bruxelas!


Impressionante o preços dos Vinhos Cadão Reserva, do Douro. Entre vinhos muito mais caros lá está ele, entre os vencedores da medalha de ouro no Concurso Mundial de Bruxelas. A explicação está na quantidade produzida. O Produtor é um dos maiores de Portugal, cosegue garrafas pela metade do preço que os outros, rolhas por uma ninharia e coloca uma margem minúscula para ganhar na quantidade. Sabe quanto ele produz? 8 milhões de litros, ou 13 milhões de garrafas de vinho por ano. Vende para as casas de Vinhos do Porto, vende vinhos a granel, vende Bag in Box e vende vinhos para o dia a dia que ganham concursos internacionais como o de Bruxelas. É vendido no Wallmart, no sonda e em várias lojas de vinhos. Custa barato, o rótulo é simples, a garrafa é boa e o vinho ganhou a medalha de ouro. Ainda não provei, mas já estou com as garrafas do Tinto e do Reserva.

sábado, 20 de junho de 2009

Um Dos Produtores Que Deixou a Expand Já se Queixa para Amigos


Entre os boatos de falência da Expand, muitos grandes produtores preferiram abandonar o barco antes que afundasse. Acontece que estavam acostumados com a distribuição e o número de lojas da Expand e quando trocaram de parceiro viram que as vendas caíram bastante. A Expand continua no mercado, continua vendendo, com previsão de abertura de novas lojas e com produtores importantes ainda em seu catálogo. Conheço um diretor de um dos produtores europeus que desertaram. Ele me disse que estão todos decepcionados. Alguns na empresa não querem dar o braço a torcer e agora torcem para que realmente a Expand quebre. Muitos importadores ultimamente procuram vinhos que estão em outras importadoras, mas não pensam que podem ser cobrados pelo mesmo trabalho feito por elas. Vamos ver no que vai dar. Espero que ninguém quebre e que o mercado melhore pra todos.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Vino Veritas


O Sommelier Alexandre Furniel, apresentadora do programa de rádio Mundo Sommelier, da USP/FM, organiza uma noite de degustação no Hotel Caesar Park Faria Lima. Será no dia 24 das 7 as 10 da noite. Promete vinhos diferenciados, sorteios, bufet de queijos e massas, além da possibilidade de comprar vinhos direto dos distribuidores. Custa 80 reais. Informações pelo telefone 11 96173905

Curso de Altíssimo Nível



Não sei se para o bem o para o mal, os europeus não se matriculam em cursos de vinhos como os brasileiros costumam fazer. Cada um entende o vinho de sua maneira e normalmente quem gosta da bebida conhece bem os vinhos do seu país. Sim do seu país. Países de grande tradição vinícola são um pouco fechados a vinhos estrangeiros. Em Bordeaux um edifício de 10 mil metros quadrados, projetado por arquitetos famosos, está cheio de salas de aulas para quem realmente precisa do curso com finalidade profissional. Salas de degustação, anfiteatro, escritório e vários laboratórios fazem parte do prédio. São cerca de 200 professores, pesquisadores e centenas de estudantes. Trata-se do ISVV (instituto de ciências da vinha e do vinho). Quatro universidades de Bordeaux participam colaborando cientificamente, além de vários institutos de ensino superior da França. O estudo inclui direito do vinho, botânica, fisiologia e doenças das vinhas, o papel dos polifenóis, o marketing do vinho, gestão de empresa, Porta enxertos, leveduras, moléculas, bactérias, microbiologia, química, comércio e outras coisas. A primeira etapa é o aprendizado da degustação.
www.isvv.fr

quinta-feira, 18 de junho de 2009

O Sucessor de Albert de Villaine No Domaine de la Romanée-Conti



















Aos 70 anos, Albert de Villaine escolheu uma degustação com profissionais do vinho e jornalistas para apresentar seu sobrinho Bertrand de Villaine como seu sucessor.
Albert comanda o Domaine desde 1974. Bertrand trabalha como diretor de uma rede de óticas. É formado em comércio e junto do tio aprendeu muito sobre o mercado internacional do vinho.

Wines From Brazil na Vinexpo



Seguindo o calendário mundial das principais feiras do mundo, um grupo de vinícolas brasileiras estará na Vinexpo procurando parceiros e divulgando o nosso vinho pelo mundo. A principal feira do mundo do vinho acontece de 21 a 25 deste mês. Serão ao todo 2400 expositores de 45 países, mais de 50 mil visitantes e mais de 1300 jornalistas.Vale a pena investir!
Lídio Carraro, Casa Valduga, Don Laurindo, Miolo e Salton têm o que mostrar.
Bons negócios pra eles!

quarta-feira, 17 de junho de 2009

O Mercado de Vinhos no Brasil Cresceu e Vai Crescer Mais!


Segundo a agência EFE um estudo da empresa Euromonitor revela que as mulheres e as crianças dominam o mercado de consumidor. Por isso o crescimento é maior de marcas escolhidas por eles e também os produtos orgânicos.
O Brasil
chega ao quinto consumidor mundial de vinhos, mesmo que o consume por pessoa continue baixo. A Argentina por exemplo está em primeiro na América Latina. A Euromonitor estima que o mercado de produtos vinícolas crescerá 11.1% entre 2008 e 2013 em termos de volume.


Vinhas Velhas? Castas Durienses!


Quem depara com um vinho do Douro de Vinhas Velhas logo repara na ficha técnica: Castas Durienses. Acontece que antigamente as castas não eram plantadas por lote e sim misturadas. As vinhas velhas estão plantadas lado a lado e produzem uma quantidade minuscula de vinho cheio de concentração e muita qualidade. O Novo Mundo adotou os varietais para facilitar as vendas e ficou na cabeça de algumas pessoas que isso é o mais certo na produção de um vinho. Na maioria das vezes não. O corte corrige as deficiências de uma casta com as virtudes de outra, dá equilíbrio ao vinho mistura corpo, fruta, aromas e tudo o que for possível. Nas castas durienses por exemplo, a Touriga Nacional entra com a cor carregada, o sabor forte e concentrado, as notas florais enfim, é a mais completa casta portuguesa. A Tinta Roriz (Tempranillo na Eapanha) é a segunda casta mais utilizada no Douro, também possui a concentração da Touriga, mas com aromas de frutas vermelhas e couro mais presentes. A Touriga Francesa tem menos concentração, mas entra com o equilíbrio e a elegância. Pode arredondar o vinho que estiver com taninos exagerados. A Tinta Barroca da aromas suaves e delicados e é mais fácil de cultivar além de produzir mais. A tinto Cão também é mais delicada e macia, além de envelhecer muitíssimo bem. Junte todas estas características, compre um Douro de vinhas velhas e confira. A foto é do Dona Berta Vinhas Centenárias, sem dúvida um dos melhores vinhos de Portugal.

terça-feira, 16 de junho de 2009

O Professor Glories Morreu!


Quem passou um dia por Bordeaux e conversou com enólogos e produtores sobre cultivo das vinhas e época da colheita, certamente ouviu falar no professor Yves Glories.
Ex-director da Faculdade de Enologia de Bordeaux, Yves Glories será enterrado quarta-feira, no cemitério Gironde Andernos. Enólogo e professor de enologia muito conhecido fez parte da brilhante escola de Bordeaux, onde estiveram ( junto com ele ou antes dele), Peynaud, Dubourdieu, ou Rolland Ribéreau-Gayon, todos vinicultores de reputação mundial. Yves Glories desenvolveu um método confiável para a análise da maturação das uvas, muito bom para decidir a data correta da colheita. O "Método Glories" é hoje conhecido e praticado em todo o mundo.

Depardieu, Coppola, Olivia Newton-John, Antonio Banderas... Artistas do Vinho.


Não é só o cinema que une essa gente toda. O vinho faz parte da vida deles. Todos são produtores de vinho. Tem ainda os cantores Sting e Cliff Richards e o jogador de golf Greg Norman. Sting deve colocar no mercado em Setembro 30.000 garrafas de Chianti. Coppola foi o primeiro, começou em 1978 com a Rubicon State produz 50.000 caixas por ano. Sua filha, Sophia Coppola, também diretora também está com ele no mundo dos vinhos com o vinho Sophia Blanc de Blancs. O mais animado é o francês Gerard Depardieu, que declarou que se sente mais a vontade com o viticultores do que com os atores. Sempre que preenche algum documento onde pedem sua profissão escreve: ator e viticultor. Na Espanha o número de artistas envolvidos com o vinho bate qualquer país: Joan Manuel Serrat (cantor) Lluís Llach (cantor), Emilio Aragón (cantor), Imanol Arias (ator) e o estilista Roberto Verino.

domingo, 14 de junho de 2009

Antônio Banderas Entrou para o Time de Viticultores Famosos



O astro espanhol, que conquistou holywood e o mundo quer agora conquistas as papilas gustativas dos amantes do vinho. Ele nasceu em Malaga em 1960, fez mais de 60 filmes e antes de ser ator jogava futebol. Banderas entrou na sociedade com a família Ortega na Bodega Anta, com vinhedos na região de Ribera del Duero desde 1999. Claro que a bodega mudou de nome. Agora chama-se Anta Banderas. A politica também mudou. Agora vão primar pela qualidade. São produzidas 500.000 garrafas por ano, divididas em cinco rótulos entre tintos e rosés.

sábado, 13 de junho de 2009

Ainda Sobre o Aquecimeno Global


Enquanto os políticos conversam algumas pessoas e empresas começam a fazer alguma coisa para diminuir a emissão de poluentes. As vezes ideias simples fazem muita diferença se colocadas em prática por uma grande parte de pessoas. Algumas vinícolas europeias resolveram diminuir o peso das garrafas para diminuir a emissão de CO2 dos veículos que fazem o transporte. Uma ideia muito simples, já que o tamanho ou volume é o mesmo e não se pode mudar para carregar mais garrafas, o peso é menor e o esforço do motor também. Além disso a emissão de gazes para fabricação de uma garrafa mais leve também é menor. Menos poluição e mais ideias criativas!

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Dia dos Namorados, Preços dos Vinhos em Restaurantes e um Espumante Muito Bom!




O dia dos namorados é uma verdadeira festa para os restaurantes. Restaurantes que na maior parte elabora suas cartas de vinho cobrando de importadores que queiram colocar seus vinhos lá. "Ganham" adegas, dinheiro, garrafas...
Depois cobram uma fortuna por uma garrafa. Os importadores não perdem dinheiro com isso, nem poderiam, então tudo isso está incluído nos preços. Supermercados também cobram pelo espaço. algumas lojas também. Quem paga por tudo isso?
Uma solução que apareceu nos últimos anos é jantar em restaurantes de importadoras ou lojas especializadas. Em São Paulo tem a Casa do Porto, a Ville du Vin, o Vino!, Saint Vin Saint, Grand Cru, entre outras.
Outra solução é comprar uma garrafa e bebê-la onde bem entender.
O espumante Casa Valduga 130 é uma ótima pedida. Acompanha qualquer prato, é um tipo de vinho que agrada muito as mulheres, tem qualidade e mostra que nós brasileiros com nossos espumantes não precisamos de Proseccos.
É produzido no Vale dos Vinhedos. Tem cor dourada. Perlage fina e longa. No nariz salta os aromas de panificação (brioche), nozes e maracujá. É produzido com Chardonnay e Pinot Noir pelo método tradicional, por isso tem as características bem próximas dos incomparaveis Champagnes. Na boca é bem equilibrado e confirma as sensações olfativas.

Debate Sobre o Aquecimento Global e os Vinhos!


Num congresso que terminou no sábado em Nantes, o presidente da união dos enólogos da França, Alain Guichet, disse que as mudanças climáticas são sérias e que as medidas devem ser tomadas urgentemente. Ainda segundo ele as colheitas precoces mexem com o ciclo das vinhas e com 2 graus de diferença ainda é possível trabalhar, 4 graus seria um massacre.
Muito sol, noites frias. geadas e chuvas fora de época. Tudo isso dificulta o trabalho e prejudica a qualidade dos vinhos. As colheitas precoces terminam em vinhos mais alcoólicos e mais atacados por parasitas. Se o aquecimento aumentar os produtores vão procurar vinhedos mais altos, de clima mais temperado e grandes e valiosas parcelas serão abandonadas. Os países mais frios hoje já começam a produzir vinhos o que antes seria impossível. tá certo que a tecnologia ajuda muito na produção, mas vinhos dinamarqueses, por exemplo, já existem. Vinhedos aos lado de Londres também se transformam em vinhos, ácidos é verdade, mas por enquanto!
"Se o aquecimento continuar no mesmo ritmo, em 2050 bons vinhedos de Gammay e Pinot Noir poderão ser cultivados" previu Jean-Pascal Goutouly, pesquisador de Bordeaux.
Nesse caso, californianos, australianos e sul africanos teriam sérios problemas. A Austrália, por exemplo já está enfrentando problemas. Os Espanhóis já adotam medidas para evitar o sol diretamente sobre as uvas.
Nem a mudança de castas tradicionais ficou de fora do encontro. Com o aquecimento podemos ter no futuro Champagnes produzidas com Pinot Noir. A mudança de castas não é novidade no mundo dos vinhos, a Merlot, por exemplo, era desconhecida em Bordeaux há 150 anos.
Sobre o excesso de álcool causado pelo calor, falou-se na adição de água. Vamos torcer para que os países que mais poluidores tenham consciência enquanto a tempo. Já estamos na fase de remediar, evitar já não é possível.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

No Vale do Rhône A Crise Não Chegou!


Nos 2 primeiros meses do ano o crescimento nas vendas de vinhos do Rhône cresceram. Foram 2,5% em Janeiro e 0,6% em Fevereiro. No acumulado de um ano os números não são tão bons, com uma queda que chega a 8 por cento de Março a Março.
Os números ficam muito bons se analisarmos somente os vinhos tintos do Vale do Rhône: 9,7% de crescimento em Janeiro.
Neste caso de Março a Março os vinhos do Vale do Rhône cresceram 1,4%. As regiões que tiveram as maiores altas foram: Côtes du Ventoux (+17%) e Costières de Nîmes (+8%).

Os Riojas 2008 Serão Muito bons!


O conselho regulador de Rioja avaliou a colheita 2008 como muito boa. A análise é feita com um rigoroso processo químico e também sensorial. Foram analisadas 4.061 amostras que representaram os 283,5 milhões de litros elaborados na colheita de 2008. Já é o terceiro ano seguido que a colheita da região recebe a qualificação muito boa. Índice de polifenóis e cor entraram na lista de exigências e os vinhos da Rioja estão cada vez melhores. O volume total foi um pouco mais baixo que dos anos anteriores, não a qualidade. Cada amostra foi analisada em laboratório e também por três degustadores do conselho regulador.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

A Espanha Vem Com Tudo!


O ministério do meio ambiente, meio rural e marítimo da Espanha vai investir 32 milhões de Euros para promoção de vinhos espanhóis pelo mundo. Também anunciou ajuda a viticultores que pode chegar a 700 euros por hectare e já existe uma verba para reestruturação e modernização do setor para melhor desempenho no mercado internacional.
A Espanha tem uma fatia muito pequena nas vendas no mercado brasileiro, o que é uma pena, pois existem vinhos fantásticos a serem descobertos.

Esperamos que junto com o crescimento nas vendas de vinhos espanhóis venha o crescimento do consumo do brasileiro que se contado por habitante é insignificante (pouco mais de 2 litros por ano).

segunda-feira, 8 de junho de 2009

O Rosé Venceu!


Os produtores franceses comemoram a decisão da comissão europeia de não aprovar que se misture vinhos brancos e tintos na produção do Rosé. A decisão saiu hoje e deixou os produtores do verdadeiro Rosé bastante felizes, assim como quem ama o vinhos. A mistura cria um vinho descaracterizado, não é branco, não é tinto e só é Rosé na coloração. As vezes nem isso!

Terraços Como No Douro e Chiantis de Alta Qualidade!


Os Chiantis I Fabbri são produzidos com uvas plantadas em terraços que lembram o Douro, em Portugal. Estes terraços são muito antigos , raros e históricos na região. As proprietárias não só mantiveram os terraços como caminham para a agricultura biológica. O Chianti Clássico Terra di Lamole (provei o 2004) mostra perfeitamente o desejo das proprietárias: Fazer vinhos de alta qualidade.
Produzido com 90% de Sangiovese Grosso di Lamole e 10% Canaiolo, as uvas são selecionadas com muito cuidado, vinificadas e levadas para barricas francesas de segundo e terceiro uso.
Tem cor rubi com reflexos violeta. No nariz framboesa, cereja, violeta e caramelo.
Na boca é macio, daqueles que ninguém reclama!
Taninos finos, doces e muito bem trabalhados, tem boa estrutura, dá vontade de beber mais e mais. Final é longo e frutado!

domingo, 7 de junho de 2009



Dez barricas excepcionais foram vendidas no leilão que aconteceu em Bordeaux em beneficio da associação de caridade "La voix de l´enfant" com a presença da atriz Carole Bouquet que preside a associação.
As barricas de 225 litros foram fabricadas e doadas pela tanoaria Sylvain, uma das mais importantes de Bordeaux.
A madeira utilizada vem de um carvalho especial de 350 anos, de uma árvore derrubada em 2005 chamada Chêne de Morat, na famosa floresta de Tronçais, Allier.
Outras 66 barricas de madeiras muito velhas também participaram do leilão. Algumas foram decoradas por artistas, pintores e designer e escultores famosos.
Grand Crus de Bordeaux foram os compradores. O total arrecadado foi de 39.200 euros.
Uma média de 2000 a 6000 por barrica, que normalmente (na tanoaria Sylvain) custam em torno de 700 euros

Vinho Envenenado Tinha Cianureto!

Miguel Torres, dono das Bodegas Torres, anunciou que vai para a Noruega para esclarecer o assunto de um consumidor que foi intoxicado pelo vinho branco San Valentín, produzido por Torres.
A vítima já está fora de perigo e tudo indica que consumiu o vinho após uma sabotagem.
Miguel Torres estava em viagem de negócios na China e prometeu ajudar as autoridades norueguesas no esclarecimento do caso. As autoridades da Noruega disseram que outras marcas de vinho também também sofreram envenenamento.
A vitima sofreu envenenamento por cianureto e ficou em estado de coma.
Miguel Torres disse que o caso não afetou as vendas dos vinhos.
Falta encontrar o maluco que fez isso!

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Na Feira Dos Vinhos Espanhóis Tinha um Toro!


Muitos vinhos bons que já tinham seus importadores no Brasil marcaram presença na feira dos vinhos espanhóis no hotel Hyatt em São Paulo. Alguns bons vinhos sem importador também mostravam qualidade, mas bom mesmo era um vinho de Toro.
Os vinhos da Bodega Mataredonda impressionaram pela qualidade, pela imagem das garrafas, pelos 94 pontos de Parker e também pela simpatia da Cecilia (do departamento de exportações da Bodega).
O Libranza 2005 tem uma cor violeta incrível. Transparente.
No nariz frutas cerejas, cassis, violeta, cacau e alcaçuz.
na boca o ataque é impressionante, frutas enchem a boca, madeira muito bem integrada. torrefação e chocolate completam a festa.
Final longo e agradável.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Cuidado Com Os Cursos! Leia o Enoblogs!


Existem ótimos cursos para quem quer aprender mais sobre vinhos. Cursos como os da ABS, Wine e Spirits e tantos outros. O problema é quando um restaurante, ou as vezes até uma importadora resolve dar um curso com o simples objetivo de mostrar seus vinhos e cobrar por eles como se estivessem dando um curso e não apenas vendendo seus vinhos. Há mais ou menos um ano, um rapaz de uma importadora (na verdade um rapaz que se formou em enologia, mas pelo jeito nunca fez uma caneca de vinho) me perguntou qual a casta utilizada para produção de dois vinhos da Borgonha que estavam a sua frente: um Fixin e um Marsannay (os dois tintos). Hoje descobri que ele também dá os seus cursos. Nenhum Fixin nem Marsannay podem utilizar nenhuma uva que não seja a Pinot Noir. A Borgonha permite a utilização da Gammay para a produção do Bourgogne Passetoutgrain e também para o Beaujolais (que fica no sul da Borgonha, onde só se produz Beaujolais e tem a sua própria Appelation). Comece usando o dinheiro deste curso para comprar uma garrafa de cada casta de um mesmo produtor, sinta a diferença. Depois compre da mesma casta de diferentes regiões. Depois, no caso específico do velho mundo, um vinho de cada produtor da mesma DOC (um Chianti, por exemplo), veja as diferenças, informe-se sobre as castas utilizadas e aproveite o vinho com calma. Leia o Enoblogs! É isso!

terça-feira, 2 de junho de 2009

Château Lafite Rotschild 2008


Começou a corrida dos negociantes pelo Lafite Rotschild 2008. Isso por causa da nota máxima dada pelo Robert Parker: 98-100/100.
O que incentiva ainda mais a corrida é o fato do vinho ser vendido en primeur por um valor bem abaixo do praticado no ano passado, que girava em torno de 360 €. Hoje a garrafa en primeur sai por menos 150 € !
A crise não é a principal responsável pela queda no preço. Os proprietários aproveitaram a pontuação alta e colocaram o Chateau à venda.
Se for um daqueles que gosta de investir em vinhos corra!
Caso a propriedade seja vendida, será a última safra sob o comando dos Rotschild, mas o Chateau certamente perderá um pouco do glamour e quem sabe até da qualidade. Caso desistam da venda o lucro é certo!
É exatamente esta a crítica que a maioria dos produtores faz a Robert Parker, uma influência fora do normal.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Os 10 Melhores do Syrah du Monde


O concurso Syrah du Monde já divulgou os vencedores de 2009.
Os 10 melhores são estes:

País / Vinho / Produtor


South Africa
Nederburg - Private Bin R 121 Shiraz 2006 Nederburg Wines

South Africa
Groot Constantia - Gouverneurs Shiraz 2006 Groot Constantia Wine Estate

Australia
McGuigan The Shortlist- Barossa Valley Shiraz 2006 Australian Vintage Ltd

Canada
Pillitteri Estate - Icewine Shiraz 2007 Pillitteri Estates Winery

Chile
Novas Winemaker's Selection Emiliana Syrah - d.o. Casablanca Valley 2006 Vinedos Emiliana Sa

France
Vin de Pays d'Oc - Gayda Syrah 2007 Domaine Gayda

France
Cornas AOC - Domaine de Saint Pierre 2006 Paul Jaboulet Aine

Switzerland
Cayas Syrah du Valais Réserve 2006 Jean René Germanier Sa

France
Hermitage AOC - Epsilon 2006 Cave de Tain l'Hermitage

USA
Santa Ynez Syrah Bridlewood Estate 2005 Bridlewood Estate Winery

Italy
Toscana IGT - Syrah 2007 Tenuta Lenzini Societa Agricola Srl



A lista completa está no site: http://www.syrah-du-monde.com/