terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Atenção Importadores: Queremos Opções de Safras!

O Brasil está muito bem quando se fala em variedade de vinhos, qualidade das importadoras, qualidade dos vinhos, etc...
Tudo muito bom!
Mas falta aos importadores oferecer mais de uma, duas, ou três safras de cada vinho. Acontece que eles compram, esperam acabar os vinhos e só depois fazem um novo pedido, já de uma nova safra com a anterior esgotada. Isso não acontece em países de tradição no mundo do vinho. O mesmo vinho sempre é encontrado representando diferentes safras. Não é só pela qualidade da safra, mas pela evolução do vinho. Se queremos um grande vinho para abrir neste final de semana, por exemplo, este vinho estará certamente jovem demais. É preciso guardar em casa, em adega, por muito tempo.
O certo seria guardar um pouco de cada safra, seguir comprando as safras novas e assim por diante. Na Europa e Estados Unidos, por exemplo, as safras mais antigas e prontas para beber custam mais caro para compensar a guarda do importador ou revendedor. É preciso pensar no lucro e na qualidade.
Um amigo comprou uma garrafa do excelente vinho espanhol Pintia 2004 na Mistral. O vinho estava muuito fechado, muuuito novo! Este vinho, além de Brunelos, Barolos e grandes vinhos em geral, ficam muito melhor com o tempo.
A Casa do Porto, por exemplo, vendeu em 2008 essa coleção com todas as safras do Château Mouton Rothschild.

0 comentários:

Postar um comentário