mapa cedido gentilmente pelo site oficial dos vinhos da borgonha www.vins-bourgogne.fr
Seguindo pela Borgonha vamos viajar pela Côte de Beaune. Beaune é conhecida como a capital dos vinhos da Borgonha, não é pra menos, possui lojas de vinhos por toda parte, restaurantes fantásticos (veja o Le Clos du Cèdre www.lecedre-beaune.com) e tem um hotel Ibis, com preço excelente, bem no meio dos vinhedos, o nome é Ibis La Ferme aux vins.
Vamos aos vinhos. Antes mesmo de chegar na cidade de Beaune (é sempre bom chegar em Beaune!) já deparamos com três vilas: Chorey-lès-Beaune, Ladoix e Pernand-Vergelesses, em Ladoix posso destacar o Domaine Cornu com seu tinto Le Bois Roussot, com aroma de cerejas e bem delicado, com bons taninos e equilibrio perfeito. Em Pernand-Vergelesses, situada entre dois vales a reputação é ainda maior. Seus vinhos são excelentes tintos e excelentes brancos, 3 destaques: Baptiste Gay Branco, Domaine Michel Joannet Tinto e Pierre Marey et Fils tinto. Os três com boa relação qualidade preço.
Em Chorey-lès-Beaune os vinhos eram conhecidos como medicinais na antiguidade, hoje o destaque é o domaine de Catherine et Claude Maréchal com um tinto bom e barato (para nós brasileiros que estamos acostumados com preços astronômicos, é claro).
Bem pertinho está Aloxe-Corton, uma bela vila conhecida pelos brancos Corton-Charlemagne e os tintos com grande potêncial de guarda. Destaco os Branco Bertrand Ambroise (um pouco caro) e o Pierre Marey et Fils (um pouco mais barato). Tinto nenhum.
Seguimos até Savigny-lès-Beaune, lá a hospitalidade reina (claro, não vá com um guia do Robert Parker na mão, na borgonha ele não muito querido). A Confraria de la Cousinerie de Bourgogne tem um juramento: "Garrafas sobre a mesa e coração sobre a mão".
Os vinhos são um pouco mais baratos e alguns muito bons, prove o Les Bourgeots (tinto) do Domaine Rodolphe Demougeot ou os vinhos do Domaine Jean Fery et Fils com bons preços e qualidade incrível. Entre os brancos (já que estamos na borgonha) o Domaine Jean-Marc et Hugues Pavelot faz vinhos impecáveis.
Em volta da cidade de Beaune, depois de aproveitar bem a cidade, destaque para o branco de Yves Darviot (o Clos des Mouches) e o tinto de Albert Morot.
Mais alguns poucos quilômetros e chegamos a Pommard, talvez a região da Borgonha mais conhecida no exterior. Os vinhos são tânicos e podem ser guardados por muitos anos. Destaque para Les Rugiens do Domaine Lejeune e Les Épenots do Domaine Moillard. Melhor custo qualidade para o Domaine de Courcel.
Em Volnay, a cidade é um cartão postal e os tintos são mais leves e elegantes que os de Pommard. Destaque para o Domaine Louis Boillot et Fils.
Em Monthélie um único destaque, o Château de Dracy (não estranhe é Château mesmo, como em Bordeaux) com um tinto bom e barato.
Em Auxey-duresses o grande destaque é o vinho branco de Olivier Leflaive.
Bem ao lado, em Saint-romain os brancos são maioria e a vila uma bela surpresa. O Domaine des Margotières faz grandes brancos a preços justos e os tintos do Domaine Germain Père et Fils, são simpesmente fantásticos (o Sous le Château 2003 recebeu pontuação máxima do Guide Hachette).
Chegamos a Meursault, um templo para os amantes dos grandes brancos. Temos outra vez Olivier Leflayve, Patrick Javillier e Château Perruchot como destaques.
Puligny Montrachet mais brancos excepcionais! Louis Jadot vende vinhos a 30 euros e em Montrachet o Domaine de la Romanée-Conti faz um branco de sonhos por um preço de pesadelo.
Vinho branco barato encontramos em Saint-aubin nos vinhedos de Marc Colin et Fils, por cerca de 15 euros, um vinhaço!
Em Santenay os vinhos são menos famosos e os preços excelentes. O Beaurepaire do Domaine de la Buissière custa menos de quinze euros e é um excelente branco. entre os tintos o Domaine Capuano-Ferreri et Fils vende o clos Rousseau mais barato ainda.
Para terminar, em Maranges o Domaine Maurice Charleux et Fils vende seu tinto Les Clos Roussots por 11 euros.
Continuo com a Borgonha!
Popular Posts
-
Neste capitulo a fermentação alcoólica (no caso dos tintos) ja aconteceu e o vinho que ainda está com as cascas deve ser prensado e o bagaço...
-
O Imprint, com o crédito: of Mark Shannon, é um vinho autoral de Mark Shannon. Elaborado com uvas passificadas (secas passando do ponto de m...
-
O esmagamento, como o próprio nome diz, é esmagar a uva, romper a casca para liberar a polpa e o suco. O que varia nesse caso é a intensidad...
-
Os vinhedos começaram a ser cultivados no méxico no século XVI. Um vinho que podemos indicar sem medo é o Miguel 2006. Um corte de Tempranil...
-
Título: My Skin is Not for You
-
Depois da harmonização com o Barreado, encaramos uma tarefa muito mais difícil, dia 16 de Junho, no Restaurante Tordesilhas. O Pato no Tucup...
-
Nessa etapa as particulas em suspensão são eliminadas. É a etapa mais simples de entender, o vinho é simplesmente filtrado p...
-
Como imaginar alguém passar um dia que seja em Paris e não ver a Torre Eiffel? Lawrence Kasdan e Adam Brooks conseguiram não apenas concebe...
Recent Posts
Categories
- Alessandro Pinesso
- Arte
- Avaliação
- Azeites
- Brasil
- Brasil às Cegas
- Bruno Airaghi
- Cerveja
- China
- Cinema
- citações
- Contos
- Côtes-du-Rhône
- Débora Portela
- Destilados
- Encontro de Vinhos
- enquete
- Entrevista
- Evelyn Fligeri
- Evento
- filme
- Flávia Palacio
- Foto
- Gastronomia
- Glaucia Balbachan
- Grafico
- Harmonização
- história
- Ilustração
- Importador
- Informação
- Jane Prado
- João Soares
- Júlia Miranda
- Literatura
- Ludmilla Fonttainha
- Lugares
- macaco
- Musica
- Música
- opinião
- Paulo Sampaio
- peixe
- Personalidades
- Policia
- Produtor
- raiz
- Regioes
- Regiões
- resgatado
- Revista
- Saúde
- teste
- Turismo
- Uvas
- Vídeo
- Vinhos
- Wania Westphal
- Wines
- Zé Carlos Conte
Unordered List
Blog Archive
-
▼
2009
(538)
-
▼
janeiro
(18)
- Moulin a Vent Château des Jacques Louis Jadot 2005...
- Escolha António Saramago Tinto 2003 - Palmela - Se...
- O Sonho de Todo Enófilo - Deu no Le Figaro!
- Passeio pela Borgonha - Parte 5 - Chablis
- Passeio pela borgonha - parte 4 - Mâconnais
- Passeio pela borgonha - parte 3 - Côte Chalonnaise
- Passeio pela Borgonha - Côte de Beaune/Parte 2
- Parabéns Vignerons do Mundo!
- Aromas do Vinho
- Tampas de rosca passaram no teste dos 10 anos
- Impostos Malucos
- Matetic em Oferta na Casa do Porto
- Itália passa a França e é o país que mais produz v...
- Vinhos de Cinema
- Atenção Importadores: Queremos Opções de Safras!
- O Mundo do Vinho Perdeu Muito em 2008 - Mondavi, D...
- Le Cigare Volant 2002 - Bonny Doon - Califórnia - USA
- Proprietário da Wolffer Estate morre no Brasil.
-
▼
janeiro
(18)
0 comentários:
Postar um comentário