sexta-feira, 2 de maio de 2014

Ministério da Agricultura divulga lista de vinícolas investigadas por uso de antibiótico Netamicina. Teria sido usada como conservante.







Por meio da fiscalização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), realizada no final do ano passado, foi encontrada uma substância proibida na produção de vinho, a natamicina, em amostras de 13 indústrias produtoras de vinho do Rio Grande do Sul.



No total, foram recolhidas amostras de 53 empresas produtoras de vinho e analisadas pelo Laboratório Nacional Agropecuário do Estado (Lanagro-RS). Em abril foram colhidas novas amostras, mas o laboratório responsável ainda não concluiu as análises.



Após o recebimento do laudo com os resultados, as empresas envolvidas foram novamente visitadas pela fiscalização, ocasião em que foi lavrado auto de infração, apreensão dos lotes com resultado positivo e novas colheitas de amostras de lotes ou bebidas que não tinham sido amostrados inicialmente. As empresas envolvidas foram intimadas a recolher do mercado os lotes com resultado positivo.



O prazo para apresentação da defesa pelas empresas já foi aberto e o processo será julgado em primeira instância. A partir do julgamento, as indústrias poderão recorrer, levando o processo à segunda instância. Após o encerramento do procedimento administrativo, cópias dos processos serão encaminhados ao Ministério Público do Estado do Rio Grande Sul. Ainda não há data para o julgamento.



Confira a lista:



Vinícola Gilioli Ltda.



Vinícola Casa Motter Ltda



Indústria e Comércio de Bebidas Del Colono Ltda



Indústria Vinícola São Luiz Ltda



VT Vinhos Ltda



Vinhos Bampi Ltda



Cooperativa Vitivinícola Forqueta



Cooperativa Vitivinícola Victor Emanuel Ltda



Santini Indústria Vinícola Ltda



Vinícola Capelletti Ltda



I. A. Sandi



Adega Silvestre Ltda



Indústria e comércio de bebidas CMS Ltda:








0 comentários:

Postar um comentário