Rótulo do Mouton 2007
Desde 1945 os rótulos do Chateau Mouton Rotschild são obras de arte de algum grande artista contemporâneo (exceto 2003 que teve um rótulo comemorativo dos 150 anos). A garrafa de 2007, que ainda não está disponível, vem com a ilustração do escultor Bernar Venet.
Bernar Venet cria grandes esculturas metálicas que estão em diversas cidades da França e também em outras partes do mundo.
A ilustração dos rótulos tem uma tradição de respeito, nomes como: Braque, Dali, Carlu, César, Chagall, Cocteau, Picasso, Balthus, Bacon, Soulages, Savignac, Warhol e até o príncipe Charles.
O interessante é que os artistas são remunerados com caixas do grande vinho.
A liberdade de expressão é respeitada acima de qualquer interesse.
Em 1993 (acima), o franco-polaco Balthus desenhou uma menina nua no rótulo. As autoridades dos Estados Unidos proibiram a entrada da garrafa nos Estados Unidos. A baronesa Rotschild foi perguntada pelos funcionários americanos sobre a substituição do rótulo. A resposta veio imediata: "Não substitua Balthus, apenas tire-o". (foto acima )
Só alguém que respeita a arte poderia produzir um vinho tão grandioso.
Claro que se as autoridades americanas não foram capazes de entender a arte do artista polaco francês, os consumidores entenderiam que aquele vinho era grande e tinha um rótulo maravilhoso antes de ser proibido.
em tempo, Balthasar Klossowski de Rola (Balthus) nasceu em Paris em Fevereiro de 1908 e morreu em Rossinière, na Suíça. Era de origem polonesa.
0 comentários:
Postar um comentário