Os vinhos americanos merecem mais atenção dos brasileiros. Talvez o preço atrapalhe, talvez a realidade dos produtores, que vendem cerca de 90% do vinho para o mercado interno seja outro motivo. Mas a qualidade dos vinhos é indiscutível.
Por isso os vinhos deveriam ser mais procurados e apreciados. Existem algumas importadoras focadas em vinhos dos Estados Unidos, as grandes importadoras também oferecem alguns rótulos, mas falta a presença em cartas de restaurantes e em prateleiras de lojas especializadas.
Conversei com Russel Weis (foto), manager da Silverado Vineyards, que conseguiu um espaço no catálogo da Grand Cru para os vinhos produzidos no Vale de Napa.
Provei duas safras do Silverado Estate Cabernet Sauvignon (2006 e 2007) e duas safras do Solo (2005 e 2008).
Vinhos potentes, concentrados e de alto nível.
O Silverado Estate Cabernet Sauvignon 2006, passou 18 meses em barricas francesas (25 a 30% novas). O Russel explicou, que uma barrica de ótima qualidade produzida no estado de Minesota, também foi utilizada, mas por enquanto, em pequena porcentagem.
No nariz notas de amora, azeitona e pimenta.
Na boca o vinho é encorpado, com boa estrutura para envelhecer bastante. Os taninos são firmes. Notas de tabaco e final longo.
Preço 260 reais na Grand Cru.
O Solo Cabernet Sauvignon é o top da vinícola.
O 2005, que está disponível no Brasil, também passou 18 meses em barricas. Dessa vez barricas francesas e 50% delas de primeiro uso.
No nariz especiarias, cereja, ameixa preta, tabaco, chocolate e alcaçuz.
Na boca taninos firmes, elegante, concentrado, final longo.
O vinho recebeu 93 pontos de Robert Parker, mas custa 490 reais.
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