quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Estampa Estate Rosé 2014 - Valle de Colchagua - Chile





Enfim mais um dos raros rosés do novo mundo com cor de rosé, jeito de rosé, características de rosé.

Realmente aqueles rosés que mais parecem vinhos tintos não me agradam.

Primeiro que o maior contato com as cascas parece dar um corpo, um amargor e até taninos a um vinho que não precisa de nada disso.

Assim como na provence, esse rosé tem a cor da foto. Rosa, claro, lindo.

Corte de Syrah (85%) e Cabernet Sauvignon (15%).

No nariz tem notas de morango, groselha, leve cassis e toque bem leve de pimenta.

Na boca é fresco, bem equilibrado, corpo ligeiro, boa acidez, algo cítrico e um final de boca de curto para médio.

12,5% de álcool.

Um rosé perfeito para os dias de calor, ou para acompanhar um prato de frutos do mar.

Distribuidores: Oba, Verdemar e Zaffari

Preço: cerca de 30 Reais.

Nota: 88/100

Relação preço/qualidade: 5/5

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Leyendas de Familia Sauvignon Blanc 2014 - Valle de Maule - Chile





Os vinhedos estão plantados em Loncomilla, no Valle de Maule, na zona pré cordilheira a cerca de 500 metros de altitude.

Me impressionei com o vinho.

Tem boa intensidade aromática, mas não aquele exagero de maracujá que aparece em diversos Sauvignon Blanc chilenos.

Aparecem sim, as notas de maracujá, manga, maçã verde, limão siciliano... 

Tudo na medida certa.

Na boca tem volume, boa acidez e equilíbrio.

Notas minerais com um toque salgado.

Tem boa complexidade, intensidade e um final persistente.

Tem 12,8% de álcool.

Nada de madeira.

Preço: cerca de 50 Reais

Nota: 90/100

Relação qualidade/preço: 5/5

Não tem um importador de distribuição para todo o país. Só regionais.




terça-feira, 14 de outubro de 2014

Bruno Airaghi fala do interesse chinês no vinho italiano










O boom do vinho na China ?


É o que se pergunta no meio enoico.


Na verdade ainda não ocorreu, como sabe-se


é dificil levar vinho até aquele País , considerando que a carga


de impostos pode chegar em 50%. 


Também porque os chineses podem e querem gastar, contudo não querem gastar mais do que vale.


Afirmação de Simon Staples para a revista The Drink Business, este- diretor


de vendas na Asia do histórico wine marchant inglês “ Berry Bros & Rudd”.


Um sinal positivo chega para os vinhos da ” Bota”, de acordo com Staples,


em particular de Hong Kong, que geralmente antecipa o trend de consumo


e estilo que depois se verifica na China.


O interesse cresce sobre os vinhos italianos em especial de pequenos produtores


De Barolo, exemplo Bartolo Mascarello.











By Bruno Airaghi