Pinot noir, Pinot meunier, Pinot blanc, Fromenteau (ou Pinot Gris), Enfumé (tipo de Pinot meunier com casca cor de rosa translucida) e ainda 2 variedades antigas: Arbanne (usada em um dos rótulos da Champagne Moutard - 100% Arbanne - abaixo)


e a Petit Meslier (a Duval-Leroy um Petit Meslier 100% millésime 1998 - dir.)
Todas essas variedades são muito parecidas com a Pinot Noir, assim como existem outras autorizadas que são muito próximas da Chardonnay.
A Champagne (rótulo acima) produzida pela Aubry, tinha 7 variedades no corte. Se chamava Le Nombre d'Or campanae veteres vites.
Também a cuvée Blancs des Blancs com o nome Le Nombre d'Or sablé blanc des blancs só com 4 variedades brancas.
A Moutard vende uma Champagne de 6 variedades (acima) e a famosa Drappier, com a cuvée Quatuor com 4 variedades brancas.
Todas essas produções são minusculas comparando com as grandes casas que produzem a bebida com a Pinot Noir, Pinot Meunier e Chardonnay.
Muitas outras casas produzem champagnes com essas variedades menos conhecidas, mas em porcentagens minusculas e não citam em fichas técnicas ou rótulo. Prevalece a citação das 3 grandes.
Aviso mais uma vez, se estiver num curso e isso cair na prova acerte a prova, mesmo errando na resposta. Responda as 3 variedades e ganhe nota 10 (rsrsrsrs).
Só mais uma coisa: quem tiver uma dessas raridades me chama!!!
0 comentários:
Postar um comentário